Muitas pessoas sabem que é possível cobrar seus direitos dos últimos 5 anos em uma ação trabalhista. Também já sabem como isso funciona e quanto tempo leva.
Mas existe uma pergunta que todos se fazem: quanto vou receber com isso?
Para responder essa pergunta você deve saber quantos direitos foram desrespeitados. Existem muitos direitos trabalhistas que é possível cobrar em uma ação. Os mais comuns são:
- horas extras
- horas de intervalo desrespeitadas
- direitos na demissão
- danos morais
- demissão discriminatória de grávidas
Às vezes uma pessoa, por falta de conhecimento, não sabe que possuía outros direitos trabalhistas que também poderiam fazer parte de sua indenização.
É o caso do adicional de periculosidade, que é de 30% do salário. Ou ainda do adicional de insalubridade, que varia de 10 a 40%. Também existem indenizações por doenças, acidentes, estabilidade. São mais de 100 direitos possíveis.
Não esquecemos também os danos morais, que são devidos em casos mais graves, como humilhações, rebaixamentos, assédio moral etc.
Cada direito tem o seu valor e depende do salário da pessoa, do tempo de serviço, da gravidade do ato da empresa e assim por diante.
Não existe um valor pré-definido para a sua ação trabalhista. Existem pessoas que possuem pouco mais de R$ 5.000,00 para receber e clientes que recebem uma indenização de mais de R$ 200.000!
Tudo depende do que aconteceu com você e daquilo que você consegue provar no seu processo. Quanto mais direitos desrespeitados, maior o valor da sua indenização.
Se quiser saber quais os documentos principais de uma ação trabalhista, a importância de uma testemunha e como calcular os seus direitos, podemos ajudá-lo com isso.
Related posts:
- Advogado inscrito na OAB/SP 347.312
- Direito Bancário – Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP
- Presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Desapropriados
- Master in Business Management – Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP
- Entrepreneurship Program – Babson College, Boston, Estados Unidos
- Vencedor do prêmio ANCEC – Referência Nacional pela Inovação no Atendimento Online e Rápido
- Holding Empresarial: o que é e como ela resguarda seu patrimônio? - junho 13, 2023
- Holding Familiar: como proteger o patrimônio e garantir a sucessão empresarial - junho 12, 2023
- Passo a passo para abrir uma Holding Empresarial - junho 9, 2023